SECRETARIA

MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

JOSÉ EVALDO BARBOSA
SECRETÁRIO(A)
INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 08.144.784/0001-33

Telefone(s): (84) 9.9418-8757

E-MAIL: semancrn@gmail.com

Site oficial: https://novacruz.rn.gov.br

Horário: DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08:00HS À 12:00HS E DAS 14:00HS À 17:00HS

Endereço: RUA 15 DE NOVEMBRO, Nº 186 - CENTRO - CEP: 59.215-000
CENTRO PROFISSIONALIZANTE JESSÉ FREIRE

Mais informações do orgão
Apresentação
   
Missão
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem como missão promover a gestão ambiental sustentável, preservando e conservando os recursos naturais, promovendo a educação ambiental, incentivando práticas sustentáveis e garantindo a qualidade de vida da população, em harmonia com a natureza.
   
Visão
Ser reconhecida como referência em gestão ambiental sustentável, promovendo a conservação dos recursos naturais, a preservação da biodiversidade e a conscientização da comunidade, contribuindo para um meio ambiente saudável e equilibrado em Nova Cruz.
   
Valores
Sustentabilidade: Atuar de forma sustentável, considerando a preservação dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade, a utilização responsável dos recursos e a mitigação dos impactos ambientais.

Educação ambiental: Promover a conscientização e a educação ambiental, capacitando a população para a preservação e conservação do meio ambiente, estimulando a participação ativa da comunidade.

Conservação da biodiversidade: Valorizar e preservar a biodiversidade local, promovendo a conservação dos ecossistemas, a proteção das espécies e o manejo sustentável dos recursos naturais.

Participação e engajamento: Estimular a participação e o engajamento da comunidade, buscando parcerias com instituições, organizações não governamentais e setores da sociedade para ações conjuntas em prol do meio ambiente.

Responsabilidade ambiental: Agir com responsabilidade e ética na gestão dos recursos naturais, cumprindo a legislação ambiental vigente e promovendo a fiscalização e a punição para práticas que causem danos ao meio ambiente.
   
Propósito

Promover a conservação e recuperação de áreas verdes e de mananciais, por meio de ações de reflorestamento, preservação de nascentes e proteção de áreas de proteção ambiental.

Estimular práticas sustentáveis, como a coleta seletiva de resíduos, o uso consciente de recursos naturais, a economia de água e energia, e a adoção de tecnologias limpas.

Realizar ações de fiscalização e monitoramento ambiental, visando o cumprimento das leis e regulamentos ambientais, coibindo atividades ilegais que causem danos ao meio ambiente.

Desenvolver programas e projetos de educação ambiental, com ações voltadas para escolas, comunidades e empresas, buscando conscientizar e engajar a população na proteção do meio ambiente.

Estabelecer parcerias com instituições de pesquisa, órgãos ambientais e outros municípios, visando o intercâmbio de conhecimento e a implementação de políticas conjuntas para a proteção do meio ambiente.

   
Atribuições da Secretaria
Gerência da política ambiental do município, adequando-se as diretrizes Federais e Estaduais;
Análise dos diversos processos em tramite na Prefeitura, que geram algum impacto ambiental;
Promoção da educação ambiental do município;
Fiscalizar o meio ambiente municipal;
Cuidar da arborização e do paisagismo da cidade;
   
Nome Data início Data fim
Mais
JOSÉ AÍLTON PEREIRA 04/01/2020 02/01/2023
GENILSON ALVES 02/01/2023 02/01/2024
Notícias do órgão

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito